Caixa Preta

Aluno cria treinamento online para a UFFLP

Considerando a ferramenta fantástica, Luciano Costa desenvolveu um treinamento em vídeo para que mais pessoas possam aprender a utilizar a UFFLP

UFFLP (Universidade Federal Fluminense Linear Programming) a cada dia alça maiores voos. A biblioteca de funções que integra Programação Inteira Mista (PIM) e Planilhas de Cálculo, voltada a alunos de Engenharia de Produção, professores da área e profissionais interessados, ganhou um treinamento online desenvolvido por um usuário.

A ferramenta livre, disponibilizada gratuitamente pela Gapso, que também é responsável por seu suporte e manutenção, consiste numa interface que integra o Excel aos melhores e mais populares resolvedores (CPLEX, GLPK, COIN-OR). “Nosso objetivo é auxiliar na interpretação e no tratamento dos dados utilizados pelos modelos matemáticos e a visualização dos resultados, pois a ferramenta facilita a análise da solução através de gráficos do Excel, um ambiente poderoso e já familiar para os alunos”, diz Ivan Meireles, analista de Otimização da Gapso.

O criador das vídeoaulas é Luciano Costa, formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrando em Engenharia de Produção também na UFPB.

Luciano conheceu a UFFLP em 2011 durante a graduação, quando cursava  a disciplina de Pesquisa Operacional (PO) e o professor da disciplina pediu a turma para resolver um problema real de PO usando algum solver. “Na época eu ainda não tinha conhecimentos de linguagens de programação e isso foi um grande problema. Os melhores solvers, na maioria das vezes, são utilizados em conjunto com alguma linguagem de programação. Em conversa com o professor   Anand Subramanian, hoje meu orientador e naquele período aluno de doutorado na UFF, me foi sugerido conhecer a UFFLP. Como os meus dados estavam organizados em planilhas, o professor disse que poderia manipulá-los usando VBA (Visual Basic for Applications), uma linguagem fácil e bem intuitiva. Como a UFFLP possui funções para o VBA, eu poderia usar com maior facilidade um solver a partir de alguma linguagem de programação”, explica. O professor Anand conheceu a UFFLP durante seu doutorado quando ele trabalhava com o professor Artur Pessoa, criador da ferramenta.

Após seu primeiro contato com a UFFLP, Luciano ainda a utilizou diversas vezes, inclusive em sua monografia, em que resolveu diversos problemas utilizando a ferramenta.

Luciano Costa desenvolveu as vídeoaulas para que mais pessoas aprendessem a utilizar a UFFLP.

Luciano Costa desenvolveu as vídeoaulas para que mais pessoas aprendessem a utilizar a UFFLP.

Como surgiu o treinamento online

Ao começar a ministrar a disciplina de Pesquisa Operacional na graduação, o professor Anand decidiu implantar o uso da UFFLP nas aulas. Durante a disciplina, cada aluno era convidado a implementar alguma aplicação de PO usando a ferramenta. A prática tinha o objetivo de incentivar os alunos a utilizar uma ferramenta computacional na solução de um problema de decisão. “Mas os alunos chegavam na disciplina de PO com pouco ou nenhum conhecimento de ferramentas computacionais. Nesse período, como eu já tinha uma certa experiência com a UFFLP, meu professor me convidou para ministrar uma espécie de minicurso de iniciação à VBA e também à UFFLP. Com o tempo, essas ferramentas ganharam popularidade no Departamento de Engenharia de Produção da UFPB e eu passei inclusive a ministrar esses cursos em outras disciplinas”, diz Luciano.

Os alunos começaram a procurar Luciano fora do horário das aulas para que ele os auxiliasse no uso da UFFLP. “Foi então que meu professor me sugeriu criar essas vídeoaulas. No começo eu vi essa oportunidade como uma forma de facilitar meu trabalho. Com o tempo, eu vi o quão legal elas foram. Além de proporcionar aos alunos um aprendizado fácil e rápido da UFFLP, os vídeos também permitem que os estudantes os assistam a qualquer momento e quantas vezes precisarem. Isso ajuda na difusão do UFFLP e passa a incentivar os alunos a utilizarem ferramentas computacionais nos problemas de decisão do dia a dia”, explica.

O analista da Gapso ressaltou a importância da ação. “A iniciativa de compartilhar o seu conhecimento sobre a ferramenta auxilia outros pesquisadores a colocar seus conhecimentos sobre a Pesquisa Operacional em prática. Assim surgem oportunidades de trazer para a realidade das empresas de tecnologia novas abordagens com soluções analíticas cada vez mais interessantes e inteligentes”, diz Ivan.

O acesso aos vídeos é feito de forma fácil, através do Fórum da UFFLP, disponibilizado no site da Gapso.

O acesso aos vídeos é feito de forma fácil, através do Fórum da UFFLP, disponibilizado no site da Gapso.

Impressões sobre a UFFLP

Para Luciano, a UFFLP é uma ferramenta fantástica. “Eu acho que o principal ponto positivo dela é permitir que um aluno, com pouca familiaridade com linguagens de programação, e que nunca tenha tido contato com um solver, possa facilmente implementar modelos de programação linear/inteira”.

De acordo com ele, a UFFLP é bem flexível e possui funções definidas em diversas linguagens, agradando assim diferentes tipos de usuários. Além disso, ela suporta diferentes resolvedores, sendo esses gratuitos, ou não, o que possibilita a utilização em um ambiente corporativo ou acadêmico.

“Uma das coisas que mais destaco na UFFLP é fato de ela possuir funções em VBA. Hoje em dia, praticamente todo aluno de engenharia ou de qualquer curso de gestão possui um conhecimento suficiente de planilhas de cálculo (Excel). Assim, boa parte dos dados que vão suportar a tomada de decisão são organizados em planilhas. Dessa forma, um gestor / estudante poderia facilmente implementar um modelinho de apoio à decisão utilizando a UFFLP”, ressalta Luciano.

E o retorno tem sido bem positivo. “Após consultar alguns alunos, eles disseram que as aulas são bem estruturadas e de linguagem acessível. A partir da experiência de alguns alunos, foi observado que até mesmo a pouca familiaridade com ferramentas computacionais permitiu a utilização das funcionalidades do VBA e da UFFLP apenas assistindo às vídeoaulas”, conclui.

Conheça você também as vídeoaulas. Acesse aqui a página do Fórum UFFLP.

Sem Comentários em “Aluno cria treinamento online para a UFFLP”



topo