Caixa Preta

IES Management 2014 – Planejamento educacional em pauta

Palestra e Workshops da Trieda reuniram gestores de instituições de ensino de todo o país

Nos dias 13 e 14 de maio a Trieda, unidade de negócio da Gapso para o segmento de educação, participou do IES Management 2014 – Fórum de Práticas e Gestão em Instituições de Ensino Superior.

O objetivo da Trieda, patrocinadora platinum do evento, foi apresentar e demonstrar através da prática o uso do sistema Trieda, ferramenta de planejamento automatizado de grades horárias para instituições, que possui duas importantes aplicações através de diferentes modos de planejamento: tanto para o calendário de universidades (calendário semestral) quanto para instituições que trabalham com cursos livres e técnicos (calendário contínuo). Esse sistema recentemente foi implantado pelo SENAC Rio, caso prático abordado nas atividades.

Como previsto, o Fórum reuniu profissionais de todo o país que puderam debater as melhores práticas na gestão das instituições de ensino públicas e privadas, e tiveram contato com ferramentas e soluções inovadoras relativas à gestão de processos acadêmicos, gestão de pessoas, tecnologias aplicadas à sala de aula, para mostrar como a aplicação destes conceitos e experiências podem aumentar a competitividade, lucratividade e a qualidade das instituições em um mercado cada vez mais competitivo.

E o sistema Trieda, neste contexto, foi bem explicitado, atraindo a atenção de gestores durante a palestra e os Workshops.

Equipe Trieda presente no IES Management (da esquerda para a direita): Francisco Fonseca, Karen Schvartzman e Cesar Nanci.

Equipe Trieda presente no IES Management (da esquerda para a direita): Francisco Fonseca, Karen Schvartzman e Cesar Nanci.

Uma boa ideia – Palestra Caso Prático

Aproximadamente 90 pessoas participaram, na manhã do dia 13, da palestra “Alocação Automática de Instrutores: boas práticas e implementação – Caso Prático do SENAC Rio”, proferida pelo Gerente de Projetos Francisco Fonseca, uma oportunidade para conhecer o produto que foi implantado recentemente na instituição e todas as funcionalidades da solução Trieda.

Francisco Fonseca ressaltou a importância da oportunidade de poder apresentar para diretores, gestores e analistas das mais importantes instituições de ensino superior do país um case de implantação real, e não mais um projeto piloto. “Além disto, poder demonstrar a solução de planejamento construída em parceria com o SENAC RJ para o público do IES Management foi uma ação equivalente à realização de várias reuniões de prospecção com diversos potenciais clientes e mais uma forma de consolidar a Trieda como referência na construção de solução de planejamento para o segmento de Ensino”, comemorou.

Após a palestra, muitas pessoas interessadas foram ao stand da Trieda, que estava exposto durante o evento, para saber mais, pois se interessaram muito pela solução. Um dos visitantes gostou bastante da ferramenta “por ser muito pertinente ao negócio, já que o planejamento das nossas grades hoje em dia é feito em Excel, e uma ferramenta como o Trieda agilizaria o processo, possibilitando um melhor aproveitamento de nossos recursos”.

O sistema Trieda atraiu a atenção dos gestores presentes no evento.

Apresentação detalhada

Na tarde do mesmo dia, o Gerente de Projetos também ministrou o workshop “Planejamento Automatizado da Alocação de Instrutores”, para demonstrar através da prática o uso desse módulo de alocação do Trieda. De acordo com Francisco, a princípio esse workshop não estava no escopo do projeto de preparação para o IES Management. “Quando decidimos incluí-lo como mais uma das atividades programadas para o evento, foi necessário tratar, em um curto espaço de tempo, questões relativas à criação de uma instância de dados para ser utilizada como exemplo, confecção de um roteiro, e realização de testes exaustivos do passo a passo a ser executado. Foi trabalhoso, porém, valeu muito a pena. Apresentamos a ferramenta para colaboradores do SENAC-SP e SENAI-RS e pelo feedback obtido foi possível perceber que estamos no caminho correto”, explicou o gerente que também parabenizou a todos que trabalharam para a realização desta importante ação de marketing.

O workshop abordou a alocação de instrutores em calendário contínuo, cenário típico de cursos técnicos, aprendizagem industrial, pós-graduação, extensão, cursos livres e outros. Como esse sistema foi recentemente implantado pelo SENAC Rio, o foco era para participantes ligados a instituições semelhantes.

Os participantes puderam realizar o planejamento completo de um período de tempo, e experimentar as funcionalidades básicas e avançadas deste módulo, criando cenários alternativos e comparando-os para obter os melhores resultados.

Fabiana Dalpubel Rath, Analista técnica do SENAI RS, agradeceu a oportunidade. “Foi ótimo o workshop, muito esclarecedor. O Francisco está de parabéns pela apresentação bastante detalhada e atenciosa”, disse.

Representantes das instituições SENAI RS e SENAC Santo Amaro que participaram do workshop.

Representantes das instituições SENAI RS e SENAC Santo Amaro que participaram do workshop.

Representantes das instituições SENAI RS e SENAC Santo Amaro que participaram do workshop.

Aprendizado

No dia 14, foi a vez do workshop “Planejamento Automatizado de Grades Horárias usando o Trieda”, que abrangeu a ferramenta de planejamento automatizado de grades horárias para universidades, baseado nos seus semestres letivos.

Cesar Nanci, Diretor da Trieda, e Karen Schvartzman, Analista de Negócios, apresentaram o conteúdo e orientaram os participantes, de diferentes instituições do país, durante o workshop. Estes participantes realizaram o planejamento completo de um semestre, e experimentaram as funcionalidades básicas e avançadas do sistema.

O workshop foi uma ação inédita no evento IES Management. “Tivemos no mesmo espaço físico três dos quatro maiores grupos de ensino superior do país (Estácio Participações, Laureate Universities e Anhanguera), além da PUC-SP, UNIT (Aracaju) e Unifafibe (interior de SP), representados por diretores de TI, analistas, gerentes acadêmicos, gerentes de planejamento orçamentário e gestão de carga horária. Todos usaram o sistema e testaram suas principais funcionalidades, com destaque para a geração automática de grades horárias e a grande capacidade do Trieda de reduzir custos, respeitando múltiplas restrições. Todos demonstraram muito interesse e se impressionaram com os indicadores e relatórios da ferramenta”, comemorou o Diretor.

A Pedagoga Janilce Domingues Graça, Assessora Educacional da UNIT, elogiou o trabalho. “Eu já conhecia a ferramenta, mas foi muito importante vir assistir hoje. Mexendo nele foi possível conhecer melhor seu funcionamento, e agora entendo melhor o uso de dados que são imprescindíveis para a prática do planejamento”, relatou.

Para a equipe Trieda, o retorno foi excelente. “O workshop foi muito proveitoso. Os participantes deram feedback positivo e pareceram muito satisfeitos em mexer na ferramenta. Percebemos que certos clientes que já participam de pilotos em andamento com o Trieda passaram a entender melhor como tudo funciona. Isso foi fundamental para decidirmos uma mudança estratégica: de agora em diante, vamos começar nossos pilotos com um workshop similar ao que fizemos no IES”, explicou Karen Schvartzman.

Cesar Nanci em sua exposição aos participantes, que demonstraram grande interesse no sistema.

O workshop reuniu representantes de alguns dos maiores grupos de ensino superior do país.

Saldo Positivo

Para a Analista de Negócios da Trieda, o evento como um todo é uma ótima oportunidade para quem busca contatos com gestores de instituições de ensino de todos os tamanhos. “Os temas abordados são variados, o que atrai uma gama interessante de participantes, aumentando a nossa exposição. A maior vantagem a meu ver é o fato de ser voltado para um mercado bem específico, de modo que praticamente todas as instituições participantes poderiam se beneficiar de nossa ferramenta. O evento nos coloca frente a frente com um público que não teríamos como alcançar de outra forma, de várias partes do país. Nossos contatos renderam frutos na edição passada e esperamos repetir o sucesso este ano”.

De acordo com Cesar Nanci, a realização de workshops foi um importante passo. “Por trás desta grande ação de marketing, aperfeiçoamos as interfaces e modelos para garantir uma boa experiência do usuário, um passo essencial para finalização do produto web, que deverá ir às ruas oficialmente no segundo semestre. A equipe Trieda está de parabéns pela dedicação à iniciativa do workshop e pelo excelente trabalho realizado. Sem dúvida, um marco histórico na vida da empresa”, declarou.

Um Comentário em “IES Management 2014 – Planejamento educacional em pauta”



Trieda promove workshops gratuitos para instituições de ensino | Gapso – Supply Chain Management | Supply Chain Planning | Planejamento de Produção e Logística September 17th, 2014

[…] o sucesso dos workshops realizados durante o IES Management em maio deste ano, a Trieda, unidade de negócio da Gapso para o segmento de educação […]

topo