PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO DA ACIARIA

CONTEXTO

O planejamento e a programação da aciaria da Vallourec & Mannesmann Tubes consiste em determinar, para um horizonte de planejamento de aproximadamente 30 dias, a sequência de produção das barras que atenderão nas datas correspondentes às demandas do período, que é um processo de importância crucial para a produtividade da empresa. Devem ser contemplados tipos similares de aço que podem atender às diferentes demandas, ordens que serão produzidas em cada grupo de corte de cada corrida, sequências de corridas, graus de pureza exigidos em determinadas demandas, além de outros conjuntos de restrições técnicas e operacionais, resultando em um processo decisório de alta complexidade. É preciso considerar os diversos tipos de composição química, comprimento das barras, plano de corte e a troca de equipamentos entre uma corrida e outra.

SOLUÇÃO

O PROA – Programação Otimizada de Aciaria, analisa as possíveis formas de alocar os pedidos em lotes e sequenciar a produção, visando minimizar o desperdício de materiais e o tempo despendido para a realização do planejamento. O sistema também flexibiliza e agiliza o processo de planejamento, trabalhando de forma aderente, pois considera fielmente as características do processo produtivo.

Entradas e Saídas do Sistema

BENEFÍCIOS

  • Programação de um sequencial, que podia durar até 4 horas, não levando mais do que 30 minutos
  • Construção do cronograma, que levava em média 1 hora, em apenas alguns segundos
  • Redução significativa do número de blocos de excesso
  • Utilização do PROA permite maior eficiência e segurança no trabalho do programador e abre espaço para análise dos resultados e simulações

VER – Artigo sobre a implantação do Proa na V&M

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

topo