O Rapidão Cometa é um gigante. A maior empresa de transporte rodoviário de carga fracionada de capital brasileiro conta com 42 filiais, mais de 650 mil m² de área construída e de pátio, atende mais de 5 mil localidades no Brasil e realiza mais de 12 milhões de entregas por ano. Planejar uma operação com tais dimensões baseando decisões com poucas ferramentas de apoio, experiência e intuição era um risco, principalmente por se tratar de um mercado extremamente concorrido e com margens apertadas.

Contexto

O desafio era realizar tanto o planejamento da circulação dos veículos entre as filiais da rede, no nível tático, quanto o planejamento do mix de carga para cada viagem, no nível operacional.

No contexto do planejamento do transporte entre filiais, o planejador precisa considerar o tamanho e o perfil da frota de caminhões próprios e de terceiros, a capacidade de cada filial, diversas restrições operacionais, regras de GRIS por cliente, entre outros fatores. Já no planejamento do mix de carga, devem ser respeitados os prazos de entrega, capacidade dos veículos (cubagem, peso, valor da mercadoria), a incompatibilidade entre produtos, limites de transferências entre filiais, o tipo de serviço, rotas, motoristas, limites por família de produtos e apólices de seguro.

Solução


O Carga Certa possui um módulo para cada nível de planejamento. O módulo Trafegador cria diversos cenários que avaliam potenciais hubs, linhas entre filiais, novos perfis de demanda, alterações de frotas, abertura e fechamento de filiais, alterações de regras de GRIS e nas capacidades de filiais, permitindo que o planejador analise e decida qual a melhor tática para atingir o objetivo. O Trafegador busca contratar e movimentar veículos de forma a maximizar o atendimento de demandas com custo mínimo, respeitando as restrições operacionais existentes. O planejamento é iniciado a partir de uma previsão de demanda, gerada no Preditor do sistema.

Já o módulo Carregador associa veículos às melhores rotas e determina o mix de carga das viagens, de maneira a maximizar o lucro total obtido. O Carregador garante a combinação rotas/mix de carga mais rentável para cada cenário determinado por conhecimentos-no-armazém/frota-disponível.

Além disso, o módulo permite a geração de diversos relatórios, destacando-se o de confirmação de manifesto que apresenta, conjuntamente com as informações detalhadas dos carregamentos sugeridos, informações gerenciais tais como: percentual de ocupação em peso e volume do veículo, valor carregado total e por família de produtos, rentabilidade da viagem, dentre outros.

Benefícios:

  • Melhor relação frete/kilo
  • Melhor aproveitamento dos veículos
  • Aumento do peso total transportado
  • Aumento de 1,5% na margem
  • Correção de inconsistências de informações na base de dados do Rapidão Cometa
  • Gestão do Armazém: reorganização do processo de carga/descarga de veículos
topo