Caixa Preta

Planner – Supply Chain Plannig de Papel e Celulose

Planejar a produção e a logística de distribuição de aproximadamente 6000 sku´s de papel e celulose para mais de 2000 clientes é o desafio da Suzano Papel e Celulose. Um processo decisório complexo, que além de decidir como atender a demanda tanto no mercado interno quanto externo, precisa definir o sequenciamento da produção por tipos de papéis, buscando o melhor aproveitamento dos ativos.

Ao planejar o uso da rede logística, é necessário considerar as capacidades de produção das unidades fabris, dos estoques, dos diferentes modais de transporte, bem como os impostos e incentivos fiscais que influenciam diretamente na operação. Já no planejamento da produção de papel e celulose, decide-se quando e quanto produzir de cada produto, em cada fábrica, levando-se em consideração a data em que o produto precisa estar no cliente, além do tempo que será necessário para transferi-lo. Paralelamente, é preciso respeitar a sequência de produção da máquina, ou sugerir uma que traga maiores ganhos financeiros.

Estamos trabalhando no desenvolvimento e implantação do Planner, um sistema de apoio à decisão que auxiliará no planejamento integrado de produção e logística do papel e da celulose. Com o Planner as decisões serão tomadas baseadas nas análises cenários otimizados, aqueles que buscam a maior margem de contribuição, para até 18 meses.

Uma apresentação sobre a implantação do sistema será realizada dia 12 de setembro  no XVII Fórum Internacional de Logística.

Sem Comentários em “Planner – Supply Chain Plannig de Papel e Celulose”



topo